Pesquisar este blog

domingo, 26 de dezembro de 2010

Livro: Clínicas do Trabalho

Sinopse: Esta obra apresenta os fundamentos e as bases históricas das teorias clínicas do trabalho, tanto nos textos de seus autores (franceses, como Clot, Lhuilier, Dejours, Enriquez, Chanlat, Gaulejac, entre outros), como também de autores brasileiros, os quais ressaltam as repercussões e aplicações destas teorias no Brasil. O livro contempla quatro teorias clínicas do trabalho - Clínica da Atividade, Psicossociologia, Psicodinâmica do Trabalho e Ergologia. Para além de uma apresentação dessas teorias, o livro oportuniza um diálogo entre elas. Os autores entrelaçam as teorias expondo suas contribuições, seus pontos de convergência, bem como suas limitações e confrontos. Dessa forma, o leitor é conduzido a uma reflexão panorâmica sobre as teorias clínicas do trabalho. O Livro é indicado para profissionais, pesquisadores e estudantes, interessados na compreensão dos aspectos humanos e subjetivos relacionados ao trabalho. Oferece contribuições para estudos na área de administração, psicologia e saúde, com aplicação em diversas disciplinas e áreas correlatas, tanto em cursos de graduação como de pós-graduação.

Autor: Pedro Fernando Bendassolli formou-se em psicologia pela UNESP e obteve seu doutorado em psicologia social pela USP. Professor da Fundação Getúlio Vargas, FGV-EAESP, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Consultor especializado em processos de transformação organizacional. É editor associado da Gvexecutivo, revista de gestão e estratégia da Fundação Getúlio Vargas. Seus interesses de pesquisa envolvem temas de comportamento organizacional, epistemologia da psicologia e transformações no vínculo do indivíduo com o trabalho.





4 comentários:

  1. Olha, gostei da indicação! Que você tenha muitos momentos felizes em 2011!! Obrigado pela presença no meu blog, e sucesso para você.

    Abraços!!

    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson,

    obrigado! Que você também tenha excelentes momentos em 2011 e muito sucesso. Seja sempre bem-vindo!!!

    Abraços!
    Att. Lana

    ResponderExcluir
  3. Oi Lanna! Vi sua visita e passei para conhecer seu blog. Vamos trocando informações nessa nossa área riquiíssima. Afinal, estamos vivendo um momento especial na Psicologia do trabalho. Estive no Colóquio Internacional, conheci Yves Clot, as palestras foram maravilhosas... Agora, precisamos que as empresas nos abram as portas e reconheçam que somos necessáios, assim como a Ergonomia... Mas a AET é exigida pelo Ministério do trabalho e caso a empresa não esteja em conformidade, há autuação, e multa... Até quando as empresas vão simplesmente remediar? Nós temos espaço, mas ainda é trabalhoso pensar que temos mostrar porque somos importantes. Abraço e sucesso. Karina Campos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Karina,

    seja sempre bem-vinda, e obrigado pelo comentário. Gostei muito do seu blog, parabéns! É interessante como tudo ao longo da historia da psicologia foi através da batalha pela credibilidade, de ter que demonstrar que somos necessarios, que somos importantes como você disso. Acho que esse é o momento para se mudar isso que já parece até um "mito cultural", a psicologia do trabalho precisa se mover. Somos comprovadamente importante as organizações e Oddone mostrou-os isso na prática.

    Abraços!

    Att Lana

    ResponderExcluir