Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O psicólogo nas organizações


O psicólogo do trabalho atua no aperfeiçoamento e melhoria das condições de vida, trabalho, e saúde dos trabalhadores. Em relação ao desempenho profissional, os psicólogos atuam em diversas frentes, tais como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação, no planejamento de gestão de pessoas, na seleção de profissionais, em planos de ascensão profissional e na orientação de carreira.  
Em termos de bem-estar, os psicólogos podem atuar na criação de programas de qualidade de vida, na prevenção de doenças ocupacionais, na formulação de estratégias para melhoria do clima organizacional e da satisfação dos empregados. Além disso, a participação em projetos estratégicos dos diversos setores da organização é essencial para identificar e reduzir possíveis impactos negativos na vida das pessoas, bem como para potencializar efeitos positivos. 
A Psicologia Organizacional e do Trabalho existe, como área de atuação, de várias formas dentro das grandes corporações. Na maioria das empresas, os profissionais da área são contratados como analistas de RH, consultores internos  de RH e  gestão de pessoas. Os profissionais da psicologia atuam em todos os subsistemas de Gestão de Pessoas, principalmente em recrutamento e seleção de candidatos, e em  treinamento e desenvolvimento de equipe. 
Alguns autores consideram a Psicologia Organizacional como o estudo do fator humano na organização, abrangendo atração, retenção, treinamento e motivação dos recursos humanos, assim como a criação de condições organizacionais de trabalho que auxiliem na criação de clima apropriado para se atingir metas de trabalho e desenvolvimento profissional. A psicologia organizacional em seu contexto mais amplo, coloca ênfase nos aspectos grupais e organizacionais do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário