Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

Doenças que mais afastam os trabalhadores

Dores no corpo, hérnias, depressão e problemas no coração são as principais doenças que afastam os funcionários do ambiente de trabalho. No ano passado, foram registradas 571 mil licenças trabalhistas com duração superior a 15 dias, uma média de 65 licenças por hora, segundo os registros do Ministério da Previdência Social.

A líder no afastamento do ambiente de trabalho é a dor nas costas, responsável por 160 mil licenças anuais. O segundo sintoma mais frequente são as dores nos joelhos, ao afastar cerca de 107 mil funcionários do serviço em 2010.

Para especialistas, as dores musculares são intensificadas pela falta de atividade física, carregamento de peso de forma incorreta, obesidade e ergonomia inadequada no trabalho. O fumo e a bebida também prejudicam a coluna ao interferir no metabolismo e alterar os níveis de cálcio.

As más condições do local de trabalho e o excesso de serviço são outros fatores que afetam a saúde do funcionário. Sem qualidade de vida e muito estresse, o trabalhador até pode desenvolver quadros depressivos. No ano passado, 56 mil pessoas pediram licença por apresentar transtornos de humor, em especial a depressão. A doença também pode ter sintomas físicos como dores profundas nas costas.

Para diminuir a incidência de doenças o empregado deve optar por hábitos saudáveis e fazer check-ups regularmente. A empresa também deve contribuir com o bem-estar da equipe.

 
Fonte: http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?id=JajaAcyJ

2 comentários:

  1. Olá Lana!

    São os problemas do mundo do trabalho. Aqui onde moro, as pessoas, por causa do tipo de atividade econômica predominante, sofrem muito com doenças relacionadas ao trabalho(L.E.R. é a mais comum). Eu próprio já sofri com isso, e posso dizer que é terrível mesmo.

    Abraços.
    Att.
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson!

    Sempre um imenso prazer receber sua visita! A DORT/LER é uma das doenças que mais afastam os trabalhadores. Realmente, a dor é terrível.
    Abraços!

    Att.,
    Lana

    ResponderExcluir