Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

Criado o Fórum Nacional dos Trabalhadores da Assistência Social

O Fórum Nacional dos Trabalhadores da Assistência Social foi criado durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que ocorreu durante os 30 e 31 de março, em Brasília. Participante do evento, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) sugeriu que fossem iniciadas discussões para a criação de Fóruns Regionais nos Estados.

O Fórum Nacional é composto por cinco entidades titulares e cinco suplentes, dentre elas o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi). Além dos conselhos, sindicatos e associações integram o Fórum.

Para o Conselheiro do XIII Plenário do CRP-MG, Jacques Akerman (CRP-04/5482), o encontro foi muito positivo, pois, além da criação do Fórum Nacional, o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), promotor do encontro, apontou para a instituição de uma mesa permanente de negociações sobre o trabalho no SUAS e, ainda, tirou como diretriz a implantação dessas mesas em âmbito estadual e municipal.

Outro ponto relevante, apontado pelo Conselheiro, foi a indicação de ações que dêem maior consistência à formação dos trabalhadores do SUAS.

De acordo com a representante do CFP no CNAS, Iolete Ribeiro, o Conselho Nacional irá sistematizar o material do encontro e trabalhar na construção de uma proposta de Resolução que defina quem são os trabalhadores do SUAS e quais as funções essenciais ao serviço.

Diversos psicólogos participaram do encontro, entre representantes dos Conselhos de Psicologia, da Fenapsi e psicólogos que trabalham na área.

Atuação dos Psicólogos no SUAS

Em 2010 os Conselhos Federal e Regionais de Psicologia, sob coordenação do Centro de Referência Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), em parceria com Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), realizaram o Seminário Nacional Atuação dos Psicólogos no Sistema Único de Assistência Social.

No evento foram debatidos desafios e dificuldades para avançar com a efetividade da contribuição da Psicologia à Política de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário