Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A saúde do trabalhador na atualidade

O trabalho é um processo que se configura à nível técnico, social, econômico, e  histórico. Com a transformação contemporânea das tecnologias e com a ampliação do setor de serviços, os acidentes de trabalho, assim como as agressões à saúde passam a competir com agressões que têm origem, predominantemente, na organização do trabalho. A exploração laboral tem tomado novos contornos, e apresentando novas exigências quanto ao uso de capacidades criativas e adaptativa, ou seja, características subjetivas da própria força de trabalho. Segundo Yves Clot, Y. Clot, encontra-se hoje:   
 
 
 

YVES CLOT, professor titular do CNAM
“(...) de um lado, uma real desprescrição operatória; do outro, uma prescrição temporal que nos parece uma tirania do imediatismo. (...). Segue-se uma possante autoprescrição cujos efeitos para a saúde física e psíquica ainda estão por ser avaliados. Há uma completa mobilização da pessoa a quem se impõe a carga de conciliar o inconciliável: regularidade, velocidade, qualidade, segurança. A interiorização psíquica dos conflitos de critérios associados aos objetivos muito freqüentemente irrealizáveis conduz a novas formas de dissociação. E isso, em empresas ou organizações de prestação de serviços que acumulam, com muita freqüência, as falhas das burocracias tayloristas tradicionais e aquelas das organizações mercantis, delegando aos assalariados as decisões assumidas, no passado, pelas hierarquias.”

O desgaste psíquico e mental tem se tornado cada vez mais frequente, portanto, é necessario que se faça uma avaliação daquilo que o trabalho produz como modos de existência e padrão de adoecimento. 

4 comentários:

  1. Adorei postagem!
    Ótimas análises e boas reflexões!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani,

    obrigado pelo elogio! É sempre um imenso prazer tê-la por aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Você é uma real admiradora do Yves Clot. Parabéns pelo texto, bacana! Bjs

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Sou uma humilde admiradora da obra desse grande pesquisador. Obrigado pelo comentário. Bj

    ResponderExcluir