Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

Suicídio no trabalho

         O que dá razão e sentido ao viver pode constituir-se em razão para morrer. O trabalho, enquanto atividade humana, dá sentido à vida, fortalecendo a identidade e a dignidade de trabalhador. Os novos modelos de gestão adotados pelasempresas associados às reestruturações (redução de pessoas) frequentes, aumentaram a insegurança e consequentemente o nível de autoexigência ante o medo de perder o emprego por não ser avaliado adequadamente, o que, de forma direta, aumenta o nível de sujeição frente às do trabalho.
Essa nova realidade do mundo do trabalho precarizado, flexível, fragmentado e produtor de desemprego, usa frequentemente a micropolítica das humilhações cotidianas e sistemáticas como instrumento de controle da biopolítica, que desestrutura emocionalmente os trabalhadores, podendo levá-los a desistir do emprego frente às ameaças cotidianas e o olhar silencioso dos pares que assistem e testemunham. As consequências são nocivas para todos os trabalhadores porquanto causam conflitos em suas vidas, alteram valores, transtornam as emoções e corróem o caráter individual, contribuindo para a fragmentação das biografias laborais e destruição dos laços de amizade no coletivo. A este quadro se acrescenta o incremento de atos de violência nas relações laborais, associado ao estímulo à competitividade e à instalação da indiferença com o sofrimento do outro. No marco das transformações, os trabalhadores se sentem isolados e solitários em coletivo, sem reconhecimento de suas potencialidades e criatividade, sem autonomia e liberdade. Estes fatores são
responsáveis pelo desencadeamento de diferentes e novas patologias que estão na base do estado de mal-estar, responsável pelo aumento de suicídios no trabalho.


Fonte: O sentido social do suicídio no trabalho


2 comentários:

  1. Olá Lana. Essa questão do suicídio no trabalho é muito séria mesmo. Tenho um amigo que trabalha em um grande banco que passou por reestruturação recentemente, elevando a carga de trabalho dos funcionários e exigindo o cumprimento diário de metas. Esse meu amigo me disse dias atrás que o trabalho ficou insuportável, uma pressão só. Aí, fiquei me perguntando: a pessoa precisa trabalhar, mas se vê num ambiente de trabalho insuportável, o que ela poderá fazer a respeito?
    São questões que surgem quando a gente reflete sobre o fato.

    Att.
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson!

    É sempre um imenso prazer receber sua visita, e suas contribuições. Infelizmente, o quadro que se configura no cenário atual, frente a todas as questões que enfrentamos diante ao mundo do trabalho, criam situações insuportáveis aos sujeitos. Este é o momento de refletir e busca ferramentas que nos possibilitem modificar isso.
    Abraços!

    Att.
    Lana

    ResponderExcluir