Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Clima Organizacional

       O clima organizacional é o resultado da interação de diversos fatores pessoais e ambientais dentro de uma organização, e apresenta-se de forma difusa e sem contornos definidos. O clima organizacional  está  ligado à maneira como o colaborador percebe a organização e sua cultura, suas normas, costumes, valores, e a forma como ele reage frente a suas interpretaões(de maneira  positiva ou negativa). 
       Levando-se em consideração a pluralidade de interesses, posturas profissionais e pessoais, modos de vida e maneira de encarar o mundo, pode-se entender que dentro de uma organização não haverá conceitos e valores uniformes, portanto o modo de percepção e reação ao clima organizacinal será o mais diversificado possível, com diferentes níveis de aceitação ou rejeição de um modo particular de liderança. Ou seja, os colaboradores percebem a situação de diferentes maneiras. Para alguns será uma percepção positiva e motivadora, enquanto para outros será uma percepção desagradável e distante de  seus objetivos. O clima organizacional é das uma ferramenta administrativa que integra o Sistema de Qualidade de uma empresa. Ele pode ser compreendido como o resultado, em sua totalidade, da própria cultura, tradições e métodos da organização, onde cada novo empregado espera receber o apoio e atendendido em seus desejos econômicos, sociais e emocionais. Através da percepção que  colaborador tiver este, então, produzirá uma outra imagem da organização.


“O Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização. Ele retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influência profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa." (LUZ. R. CLIMA ORGANIZACIONAL, 2007).


2 comentários:

  1. Excelente definição... objetiva e clara! Obrigado pela lembrança!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado você, querido, pela visita! É sempre muito bem-vindo!!!

    ResponderExcluir