Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ergologia

         Ergologia quer dizer estudo da atividade humana. Assim, as questões do trabalho e das empresas do mundo econômico estão presentes nos estudos da ergologia. O trabalho não se reduz a uma prestação remunerada de serviço em uma sociedade mercantil de direito, embora tenha também esta dimensão, mas ocupa lugares relevantes na vida e na saúde dos humanos.
         A Ergologia não é uma disciplina no sentido de um novo domínio do saber mas, sobretudo, uma disciplina de pensamento. Essa disciplina ergológica é própria às atividades humanas e distinta da disciplina epistêmica que, para produzir saber e conceito no campo das ciências experimentais deve, ao contrário, neutralizar os aspectos históricos. A ergológica, mesmo tendo como objetivo construir conceitos rigorosos, deve indicar nestes conceitos como e onde se situa o espaço das (re) singularizações parciais, inerentes às atividades de trabalho. Para Yves Schwartz, o percusor da Ergologia, o conceito de atividade exibe três características:
transgressão: expressa as tensões entre o que é formalizado pelas normas e conceitos e  o informal, o que não é bem codificado ao nível da linguagem;
- mediação: aspecto dinâmico dessa transgressão que, nas atividades de trabalho se apresenta como algo obscuro porque encontra-se incorporado nos corpos dos sujeitos;
- contradição: instaura um debate de normas em que cada sujeito é convocado a gerir quotidianamente suas ações.
       As características do conceito de atividade nos remetem ao debate que tem por objeto o campo da ética. Na avaliação do autor, nossa vida social tem uma tendência a dissociar o uso prático da razão e a atividade humana, de modo a negligenciar o trabalho como uma dimensão fundamental da atividade humana.


Texto baseado no artigo: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE A ERGOLOGIA

2 comentários:

  1. "[...] o trabalho como uma dimensão fundamental da atividade humana". Interessante. Através do trabalho o homem pode transformar seu meio. Pena que atualmente certas atividades profissionais transformam as pessoas em autômatos, assim, é interessante, e necessário, estudar a atividade humana para então encontrar soluções para mazelas como essa.

    Abraço Lana!
    Anderson

    ResponderExcluir
  2. Olá Anderson,

    é verdade. O trabalho é uma dimensão fundamental da atividade humana, e precisa ser cuidado para nao se tornar uma atividade deleteria.
    Obrigado pela visita! É sempre muito bem-vindo!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir