Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sáude Mental do Trabalhador

No dia 27/10/2011, última quinta-feira, um evento realizado pelo CEREST Uberaba discutiu a saúde mental dos trabalhadores.


" Saúde Mental é um dos principais motivos de afastamento do trabalho. A situação foi apontada durante capacitação promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Uberaba) nesta quarta-feira (26).
Conforme a gerente do Cerest, Zilma Aparecida Furtado, o quadro geral discutido mostra que os acidentes de trabalho são o primeiro motivo de abstenção. A Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (LER/DORT) aparece em segundo lugar e questões ligadas à Saúde Mental ocupam o terceiro lugar. “Daí a importância de demonstrar como as doenças mentais podem acontecer por causa do ambiente de trabalho e também precaver estas situações, até para diminuir o total de afastamento dos trabalhadores”, avalia.
A coordenadora do evento, Ana Paula Costa Crema, afirma que o resultado foi satisfatório, pois os profissionais participantes entenderam como o trabalho é um fator determinante para o adoecimento das pessoas. “Tivemos palestras didáticas e esclarecedoras. Acreditamos que as equipes terão um novo olhar sobre os usuários que buscam atendimento no serviço de saúde”, conclui.
Foram debatidos no evento a doença mental como resultado do acirramento no mundo de trabalho, o assédio moral e as políticas públicas em saúde do trabalhador e saúde mental."



Fonte: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,21357









quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Juízes do Trabalho notificarão a AGU sobre acidentes de trabalho

Juízes do Trabalho vão começar a notificar a Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito de cada acidente de trabalho em que houver a culpa da empresa para que essa última possa entrar com ações regressivas contra as companhias.
O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, hoje pela manhã, durante seminário de prevenção de acidentes de trabalho.
"Esse não é um problema restrito à Justiça do Trabalho", avaliou o ministro. "Ele resulta em perdas econômicas para as empresas", completou.
Por causa do alto número de acidentes no Brasil, as ações regressivas devem custar bilhões de reais aos cofres das empresas. Elas deverão envolver o pagamento de despesas médicas, previdenciárias e indenização às famílias dos mortos e de pessoas vitimadas.
Dalazen informou que há mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil. A média é de sete mortes por dia. No Brasil, a Previdência gasta R$ 10,4 bilhões por ano com acidentes de trabalho.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fiscais da SRTE/MG resgatam 15 trabalhadores

Grupo, incluindo dois adolescentes, foi encontrado em condições degradantes em operação realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, em Buritis. Na ocasião foram lavrados 28 autos de infração, emitidas14 guias de Seguro Desemprego, formalizados seis contratos de trabalho e emitidas seis CTPSs
Belo Horizonte, 13/10/2011 – A equipe de Fiscalização Rural da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Paracatu, com o apoio do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, resgatou 15 trabalhadores, incluindo dois jovens de 16 anos, em fazenda de cultivo de eucaliptos no município de Buritis, região Noroeste do estado. A operação foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro.
Os trabalhadores foram encontrados em condições degradantes de trabalho e de vida, em alojamentos precários, sem locais adequados para refeições e sem água potável e fresca em quantidade suficiente e em más condições higiênicas. No local, não havia vasos sanitários e lavatórios nas áreas de vivência e nas frentes de trabalho. Nos alojamentos, a maioria das camas era improvisada, construídas com ripas de madeira apoiadas sobre latas e caixas. Como forma de amenizar o desconforto de dormir  sem  um  colchão,  os trabalhadores colocavam  papelões,  algodão  sujo  "in natura" e sacos plásticos sobre as tábuas. 
A equipe de auditores fiscais da GRTE em Paracatu encontraram diversas outras irregularidades, entre as quais, a não realização de exame médico admissional; atraso nos salários; ausência de sistema de controle de ponto; manutenção de adolescente atuando em locais e serviços insalubres e perigosos; não concessão de descanso semanal; e ausência de depósito mensal do FGTS.
Ao término da ação fiscal, foram emitidas 14 guias de Seguro-Desemprego para o Trabalhador Resgatado, seis Carteiras de Trabalho e Previdência Social e lavrados 28 autos de infração. 

Fonte: http://blog.mte.gov.br/?p=6522

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia Mundial da Saúde Mental: OMS pede mais investimentos em prevenção e tratamento

Brasília – No Dia Mundial da Saúde Mental, lembrado hoje (10), a Organização Mundial da Saúde (OMS) cobrou mais investimentos em serviços de prevenção e no tratamento de doenças mentais, neurológicas e de distúrbios associados ao uso de drogas e outras substâncias.
De acordo com o órgão, a falta de recursos financeiros e de profissionais capacitados é ainda mais grave em países de baixa e média renda – a maioria deles destina menos de 2% do orçamento para a área de saúde mental.
Outro alerta é que muitos países contam com menos de um especialista em saúde mental para cada 1 milhão de habitantes, enquanto uma parte considerável dos recursos alocados no setor são destinados apenas a hospitais psiquiátricos e não a serviços oferecidos, por exemplo, na saúde primária.
“Precisamos aumentar o investimento em saúde mental e destinar os recursos disponíveis para formas mais eficazes e mais humanitárias de serviços”, reforçou a OMS. A estimativa é que mais de 450 milhões de pessoas sofram de distúrbios mentais em todo o mundo.
Na semana passada, durante reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou os avanços obtidos no Brasil por meio da reforma psiquiátrica, instituída por lei em 2001. Segundo ele, a quantidade de procedimentos ambulatoriais em saúde mental passou de 423 mil em 2002 para 21 milhões no ano passado.
Em junho de 2010, a Agência Brasil publicou a reportagem especial Retratos da Loucura. Em visitas a sete cidades brasileiras, a equipe procurou detectar os estágios em que as mudanças propostas pelo governo na área de saúde mental se encontravam.